21/07/2025

Ocorrência registrada na 76ª DP

Polícia encontra papagaio sendo criado sem documentações necessárias em Niterói 

Polícia encontra papagaio sendo criado sem documentações necessárias em Niterói 

Nesta segunda-feira (21), em conformidade com as diretrizes do Comando de Polícia Ambiental, policiais militares da 6ª UPAm (Serra da Tiririca), estiveram no município de Niterói, onde foram averiguar denúncia recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177) a respeito de guarda ilegal de animais silvestres.

De posse das informações, os agentes chegaram ao imóvel localizado na Rua Santa Clara, na Ponta d´Areia e, durante fiscalização, identificaram um papagaio no interior de um viveiro. O responsável, ao ser indagado acerca as documentações necessárias para a criação, informou não possuir nenhuma licença para criação da ave. Com base no artigo 29 da lei 9605/98, os policiais procederam à 76ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Na distrital, o delegado decidiu por deixar o pássaro com o acusado, como fiel depositário, visto que a ave é da mãe, uma idosa com problemas de saúde e apegada ao animal.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente