30/07/2025
Ocorrência registrada na 32ª DP
A partir de uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177) sobre fábrica clandestina de balões e linha chilena, policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, apreenderam nesta terça-feira (29) um balão medindo cerca de dois metros, uma bandeira que seria usada no balão, materiais para bucha de balão e um tubo de cola. O fato ocorreu na Rua Andre Rocha, na Taquara, zona oeste do Rio.
Assim que chegaram ao local, os agentes da 1ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, foram recebidos pelo acusado e, durante fiscalização, encontraram os materiais descritos na denúncia. Por estar em desacordo com o artigo 42 da lei 9605/98, os policiais recolheram os materiais e procederam à 32ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Vale ressaltar que o programa Linha Verde lançou, em abril, a 27ª edição da campanha “Disque Balão”. Desde o início do ano, foram cadastradas 131 denúncias relativas à fabricação, comercialização, soltura de balões e grupos de baloeiros.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente